Oxalá é o Trono Natural da Fé e seu campo de atuação preferencial é a religiosidade dos seres, aos quais ele envia o tempo todo suas vibrações estimuladoras da fé individual e suas irradiações geradoras de sentimentos de religiosidade. Está sincretizado como Jesus Cristo, sua cor é o branco, seu dia 25 de dezembro, seu horário de irradiação 06:00 hs, seu número é o 01 e sua saudação é "Èpa Bàbá" ou "Oxalá é nosso Pai"!
Oxalá rege junto com a Orixá Oiá o Trono Divino da Fé e irradia fé o tempo todo enquanto Oiá absorve as irradiações religiosas desordenadas vibradas pelos religiosos desequilibrados. Ela se contrapõe a ele porque o campo de atuação dela é absorver os excessos religiosos vibrados pelos seres que se excedem nos domínios da fé. Já Oxalá irradia fé e estimula a religiosidade o tempo todo a todos.
As atribuiçoes de Oxalá são as de não deixar um só ser sem o amparo religioso dos mistérios da Fé. Mas nem sempre o ser absorve suas irradiações quando está com a mente voltada para o materialismo desenfreado dos espéritos encarnados.
É uma pena que seja assim, porque os próprios seres se afastam da luminosa e cristalina irradiação de divino Oxalá...e entram nos gélidos domínios da divina Oiá, a Senhora do Tempo, e dos eguns negativados nos polos da Fé.
Louvor aos Orixás
Olorum meu Pai Supremo
Fonte de amor e compaixão
Pra salvar todos seus filhos
Antes de fazer sua criação
Enviou os Orixás
Para eu aprender essa lição:
Com Oxum aprendi a amar,
Com Pai Xangô aprendi a não julgar,
Com Oxalá aprendi a ter fé,
Com Iansã aprendi a guerrear.
Com Iemanjá aprendi a caridade
Com Pai Oxossi a falar sempre a verdade
Com Oxumaré aprendi a sorrir,
A purificar com Egunitá eu aprendi.
Meu Pai Ogum me ensinou o que é coragem,
Pai Omulú me ensinou sobre as passagens.
Com Mãe Obá aprendi a construir,
Obaluaê me ensinou a evoluir,
Com mãe Oiá a esperar por outro dia,
E mãe Nanã me mostrou sabedoria,
Com Pai Exú aprendi a ter ação,
Tudo que aprendi vou guardar no coração.
(Aos meus Orixás meu amor e gratidão).
Nenhum comentário:
Postar um comentário