segunda-feira, 8 de julho de 2013

Iemanjá

Iemanjá



A Amada mãe Iemanjá é conhecida praticamente por todas as pessoas, independente de sua religião ou crença, sendo a Orixá mais famosa do Brasil. A grande Rainha do mar e mãe maior de todos os seres atua diretamente na criação. Ela rege o Trono Divino da Geração ao lado do Orixá Omulu, onde irradia nos seres o sentido da maternidade e da geração de todas as coisas positivas. Atua também na prosperidade e abundância. É a mãe que atua diretamente na criação dos seres e na proteção à vida. Seu poderoso elemento é a água do mar, sua irradiação é aquática, sua cor é o azul claro, seus dias são 08 de dezembro (Umbanda) e 02 de fevereiro (Candomblé), sua hora de irradiação 21:00 hs, seu número é o 08 e sua saudação é "Odoyá".
Ela é a mãe de todos os peixes e seres do mar, reverenciada principalmente por pescadores que a associam a Nossa Senhora dos Navegantes ou Nossa Senhora das Candeias e fazem procissões de barcos em sua homenagem. Sua homenagem mais representativa da devoção do povo brasileiro a ela ocorre em 31 de dezembro quando milhares de pessoas em todo o litoral aproveitam a festa de passagem do ano e a homenageiam com presentes que são lançados ao mar.
Iemanjá é força da natureza que tem papel muito importante em nossas vidas, pois é ela que rege nossos lares, nossas casas. É ela que dá o sentido da família às pessoas que vivem debaixo de um mesmo teto. Ela é a geradora do sentimento de amor ao seu ente querido, que vai dar sentido e personalidade ao grupo formado por pai, mãe e filhos tornando-os coesos. Rege as uniões, os aniversários, as festas de casamento, todas as comemorações familiares. É o sentido da união por laços consangüíneos ou não.
A majestade dos mares, senhora dos oceanos, sereia sagrada, Iemanjá é a rainha das águas salgadas, regente absoluta dos lares, protetora da família. Chamada também de Deusa das Pérolas, Sobá, Janaína, Marabô, Inaiê. Ela dança com um leque de metal branco nas mãos e suas danças imitam o movimento das ondas, bela, graciosa e misteriosa.

Características de seus Filhos
Os filhos de IEMANJÁ são quase sempre sensíveis, emotivos, misteriosos, autoritários, altivos e elegantes.
São metódicos, sentem fascinação por tudo que seja oculto.Via de regra são de estatura forte, são amáveis, porém desequilibrados são vingativos.
Calmos, sérios, cheios de aparente dignidade, sensual,fascinantes.
Esposa e mãe fiel, eficiente, enérgica, mas ciumenta, possessivas, são muito mais mãe do que esposa, bastante independente em relação aos homens, maridos, amantes, ou pai. Seus sentimentos maternais exprimem-se antes no zelo e no amor com que se dedicam á educação de crianças que podem até nem ser delas do que dando a luz inúmeros rebentos.
Fechados, tranqüilos, doces, pacientes, prestativos, mas QUANDO se enfurecem...
Sinceros. Parecem estar sempre julgando, dão a impressão de falar só por boas maneiras, por obrigação.

Quando dão uma pancada é como a pancada do mar: A pessoa nunca sabe onde vai rebentar. 
Não gostam de anarquias ou brigas. IEMANJÁ é feroz, é mista. Personalidade forte. É sereia.

Os regidos por Iemanjá são pessoas emotivas, que dão grande valor à família e aos amigos. Muito gentis, tratam todas as pessoas sempre com a mesma educação e carinho. Não possuem aparência de fortes, mas são dominadores e possuem uma garra enorme. Também são protetores e ninguém se equivale a eles quando o assunto é ajudar um amigo ou dar abrigo a alguém indefeso. 
Gosta de dominar a relação, o que acaba por sufocar quem ama. Geralmente, seus relacionamentos são marcados por discussões, momentos de tensão e, ao mesmo tempo, muito carinho e companheirismo. O que pode se transformar numa dor de cabeça para você é sua necessidade de receber atenção e carinho. 

Os filhos de Iemanjá são pessoas muito voluntariosas e que tomam os problemas dos outros como se fossem seus. São pessoas fortes, vigorosas e decididas. Gostam de viver em ambientes confortáveis e com certo luxo e requinte.
Os filhos de Iemanjá põem a prova suas amizades que tratam com carinho maternal, mas são incapazes de guardar mágoa, por isso não são merecedores de traição. Eles costumam exagerar em seu afeto, exagerar em seu amparo, em sua proteção e fazem uso às vezes de chantagens emocionais e afetivas. São pessoas que dão grande importância aos filhos, mantém com eles os conceitos de respeito e hierarquia sempre muito claro em seus traços pessoais.

Gostam do trabalho e se dedicam inteiramente as famílias.
Os filhos de Iemanjá costumam apresentar problemas no ventre, aparelho urinário, genital e deficiência circulatórios.







Nenhum comentário:

Postar um comentário