Obaluaê
O amado Pai Obaluaê é
muito conhecido e amado por todos os seus filhos. É o senhor da cura das pestes
e das causas difíceis, solicitado sempre que alguém precisa de grande sabedoria
para resolver um problema, seja ele de saúde ou de origem pessoal. Obaluaê rege
o trono Divino da Evolução ao lado da mãe Nanã Buruquê. Juntos eles cuidam e
vigiam a evolução de todos os seres já criados por Olorum, além de outros
atributos. É um Orixá temido por exigir de
seus filhos rigorosa postura, porém Pai bondoso e fraternal para aqueles que se
tornam merecedores, através de gestos humildes, honestos e leais. Nanã decanta
os espíritos que irão reencarnar e Obaluaiê estabelece o cordão energético que
une o espírito ao corpo (feto), que será recebido no útero materno assim que
alcançar o desenvolvimento celular básico (órgãos físicos). O mistério “Obaluaiê” reduz o corpo plasmático do espírito até que fique do tamanho do corpo carnal alojado no útero materno. Nesta redução (um mistério de Deus regido por Obaluaiê), o espírito assume todas as características e feições do seu novo corpo carnal, já formado.
Obaluaê comanda a falange
dos pretos-velhos e pretas-velhas que vem em auxílio dos filhos aqui na terra
sempre com uma palavra de amor, carinho e infinita sabedoria. Sempre se mostrando
muito humildes, os vovôs e vovós são a pura representação da Evolução do amado
Pai Obaluaê, pois só um ser de grau muito elevado, livre de todos os vícios, e
sentimentos desequilibrados e humanos poderia se agregar a uma linha de
trabalho comandada pelo Pai Obaluaê.
Características de seus filhos
Os protegidos de Obaluaiê são pessoas perfeccionistas que buscam dar o melhor de si em tudo o que fazem. Quando apostam suas fichas num projeto não desistem de vê-lo realizado, leve o tempo que for preciso. Aliás, paciência é o que não falta a essas pessoas. Sua aparência de fragilidade e seu olhar triste escondem uma pessoa de grande inteligência e capacidade para alcançar grande sucesso. São muito preocupados com tudo o que acontece no mundo, o que faz com que caiam numa profunda tristeza, sem muitas explicações para os outros.
Ter os amigos ao seu lado é de extrema importância, pois é com eles que consegue se realizar como pessoa produtiva e importante. Introspectivos, pensativos, são seus filhos. Reservados, observadores, pesquisadores, modestos, simples, porém muito misteriosos.
Quando estão desequilibrados os filhos de Obaluaiê são pessoas medrosas, inseguras, indecisas, nervosas e agressivas. Mas são, com certeza atentos e sempre prontos para cumprir suas promessas.
Costumam se manter à parte do seu círculo de amizades. Isso quer dizer que são pessoas que vêem em si mesmas uma série de defeitos e sofrimentos – que normalmente são exagerados – e mostram esses defeitos e sofrimentos em suas atitudes.
Apesar de serem pessoas doces e sinceras, quando estão amando, não costumam demonstrar seus sentimentos, tem grandes dificuldades em se entregarem. Parecem manter sempre um pé atrás com a pessoa amada, como se ela pudesse lhe trair a qualquer momento. Procuram dar provas de sua dedicação e fidelidade no dia a dia, com coisas práticas. Não são chegados a datas românticas, nem a declarações de amor, não que sejam frios, mas preservam seus momentos íntimos e só se entregam quando suas intuições lhe dão a certeza de que encontrou uma pessoa que lhe ama de verdade.
Como sempre dá provas de fidelidade e confiança, não gostam de ter de cobrar a pessoa amada. Caso essa venha lhe trair a confiança, não tomam nenhuma atitude precipitada. Primeiro esperam que ela venha lhe contar e só depois pensam em perdoar, caso contrário, terminam tudo e guardam grande ressentimento, que pode demorar a ir embora. Sofrer por um grande amor pode fazer com que isolem seu coração de um novo relacionamento por anos, o que é péssimo.
No setor trabalho, os filhos de Obaluaiê não são apenas pessoas de inteligência privilegiada como também são muito ambiciosas. Mas não se dão bem em profissões que busque apenas ganhar dinheiro. Realizam-se quando
podem ajudar os outros como médico dentista ou veterinário, por exemplo. Profissões que exijam concentração, análise como pesquisas cientificas ou ligadas a terapias naturais fazem com que alcancem o sucesso. São sempre muito preocupados com o dia de amanhã, procuram economizar quase tudo o que ganham. Apesar de fazerem questão de viver com conforto, não abrem mão de garantir uma poupança para um socorro imediato.
Os filhos de Obaluaiê costumam ter a saúde prejudicada por doenças psicossomáticas, ou seja, de fundo emocional. Quanto mais sofre pelos outros mais se entristecem com o mundo, mais criam doenças para si mesmos. Precisam lutar também para não caírem em depressão. Devem buscar fazer meditação, aumentar a fé, estar ao lado de crianças e pessoas alegres. Se estiverem com o espírito fortalecido, dificilmente cairão doentes.
Os filhos de Obaluaiê guardam um forte mistério no coração, como se pudesse prever o que vai acontecer às pessoas. Procuram então ajudá-las o máximo possível, mas lembrando-se de que as pessoas só passam por aquilo que lhes é necessário para crescer.
Às vezes são doces, mas geralmente possuem manias de velho, são rabugentos, gostam de dar ordem e são do tipo que não levam desaforo para casa e se sentirem ofendidos respondem no mesmo ato. São extremamente prestativos e trabalhadores.
A pedra ideal para andar sempre junto é a turmalina negra.
Apesar de serem pessoas doces e sinceras, quando estão amando, não costumam demonstrar seus sentimentos, tem grandes dificuldades em se entregarem. Parecem manter sempre um pé atrás com a pessoa amada, como se ela pudesse lhe trair a qualquer momento. Procuram dar provas de sua dedicação e fidelidade no dia a dia, com coisas práticas. Não são chegados a datas românticas, nem a declarações de amor, não que sejam frios, mas preservam seus momentos íntimos e só se entregam quando suas intuições lhe dão a certeza de que encontrou uma pessoa que lhe ama de verdade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário