segunda-feira, 8 de julho de 2013

Obá

Obá



A Orixá Obá é considerada uma guerreira, assim como Iansã. Tem seu Reino na Natureza e rege junto com Oxossi o Trono Divino do Conhecimento. Obá é rege o polo negativo do Conhecimento onde pune todos aqueles que utilizaram de conhecimento para negatividades e para se beneficiar negativamente de algo. Seu elemento é o vegetal, sua cor é o magenta, seu dia é 30 de Maio, seu horário de irradiação 09:00 hs, seu número é o 14 e sua saudação é "Akiro Obá Yê".

Obá é uma Orixá cósmica cujo elemento original é a terra, pois ela é Orixá Telúrica por excelência e atua nos seres por meio do terceiro sentido da vida, o Conhecimento, que desenvolve o raciocínio e a nossa capacidade de assimilação mental da realidade visível, ou somente perceptível, que influencia nossa vida e evolução contínua. Já seu segundo elemento é o vegetal. Enquanto o Orixá Oxóssi, o mitológico caçador, estimula a busca do conhecimento (evolução), Obá atrai e paralisa o ser que está se desvirtuando justamente porque assimilou de forma viciada os conhecimentos puros.


O campo onde Obá mais atua é o religioso. Como divindade cósmica responsável por paralisar os excessos cometidos pelas pessoas que dominam o conhecimento religioso, uma de suas funções é paralisar os conhecimentos viciados e aquietar os seres antes que cometam erros irreparáveis.
O ser que está sendo reajustado por Obá começa a desinteressar-se pelo assunto que tanto o atraía e torna-se meio apático, alguns até perdendo sua desvirtuada capacidade de raciocinar e assim permanecem até que seus negativismos sejam esgotados.
Quando está em terra Obá dança com uma de suas mãos tampando a orelha. Muitos erroneamente acreditam que isso ocorre porque Obá cortou sua orelha enganada por Oxum que a dizia que assim conquistaria o coração do marido, Xangô. Porém este é um dos mistérios da amada mãe Obá. Uma explicação mais completa pode ser encontrada nos livros do Pai Rubens Saraceni. 



Características de seus Filhos




De grande conhecimento, apaixonados e dedicados à vida amorosa, mas muitas vezes têm problemas por tanto se entregar neste sentido e em favor da pessoa amada. Claro que são ciumentos e, apesar de bondosos, podem se tornar rigorosos.
Mesmo sendo homens, as causas feministas são um foco de atenção para os filhos de Obá e as mulheres mais ativas e de figura poderosa são muito atraentes aos olhos dos homens, pois além da força tem capacidade para a luta, as filhas de Obá podem ser também um tanto ingênuas.
Estar na defensiva é, também, uma constante entre os filhos de Obá, mas isso em nada atrapalha seu sucesso profissional e material, e isso não vai, de forma alguma, contra seu estilo simples de vida.

São pessoas valorosas e incompreendidas, pessoas de tendências viris, fortes, de atitudes militares e agressivas. São pessoas bastante ciumentas, embora encontrem a razão e compreensão para suas frustrações no sucesso material.
Essas pessoas têm a impressão que tudo para elas é mais difícil, exigindo grande capacidade de luta e resistência e acabam se entregando ao trabalho duro com afinco.
Os filhos de Obá trazem um fundamento de grande força, de tenacidade, de vontade de lutar pelas coisas e batalhar pelo que desejam. São pessoas com força de vontade extremas, podendo até ser violentas para alcançar os seus objetivos. São mulheres de sentimentos muito intensos, são pessoas bastante apaixonadas e que apegam muito facilmente aos seus casos, aos seus relacionamentos e tem também uma carência muito grande.
Os filhos de Obá são bons companheiros, amigos e fiéis. São ciumentos, possessivos no amor, por isso não tem muita sorte. Quando apaixonados nunca são os senhores da relação, cedem tudo, abdicam de suas convicções, vontades e direitos. Infelizmente nessa vida, filhos de Obá sofrem por esses caminhos. Caminhos infelizes no amor. Investem todas as suas cartas em suas carreiras e dentre as mulheres que se destacam profissionalmente numa sociedade machista podem se encontrar muitas filhas e filhos de Obá. Muitas vezes despertam as invejas de seus inimigos e podem sofrer algumas emboscadas, por isso devem vencer a tendência que possuem para a ingenuidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário